Um tornado chamou a atenção dos moradores do município da Raposa, sede do maior congresso de missões do nordeste o FOIMAC. Raposa esta localizada na ilha de São Luís no Maranhão e na manhã desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, foi atingida por esse fenômeno da natureza.
Segundo o pastor Francisco Assis, presidente da Assembléia de Deus em Raposa e também presidente do FOIMAC – Fórum Internacional de Missões, Ação Social e Cultura, o tornado não chegou a causar muitos danos a cidade ficando somente no mar. Algumas casa foram destelhadas mas nada muito grave.
O local do fenômeno foi no Porto da Braga como registra o vídeo abaixo.
Conforme as imagens é perfeitamente visível o momento da formação da tromba d`água perdendo depois a força e retornando ainda um pouco mais forte levanto-se areia com os ventos.
Segundo o pastor Francisco Assis esse fenômeno é muito conhecido dos pescadores, pois ocorre com freqüência em alto mar.
O município de Raposa tem uma área de 64,0 Km2 e está situada ao nordeste da Ilha de São Luiz. A extração de marisco é uma atividade comum na região e serve como complemento na renda das famílias locais. A comunidade é composta quase que exclusivamente por mulheres, sendo a maioria na faixa etária dos 41 aos 50 anos. Grande parte da população apresenta renda inferior a um salário mínimo e tem sua renda baseada na cata de mariscos e outras atividades como produção de renda, comércio, costuras entre outras.
O maior congresso de missões do nordeste acontece nesta cidade chamada Raposa e neste ano de 2012 ocorrerá de 04 a 12 de agosto com participação de cantores e pregadores de todas as partes do Brasil.
Nos dias do evento a cidade fica intransitável devido principalmente a grande quantidade de caravanas recebidas de outras cidades. O evento chega a reunir mais de 10.000 pessoas por dia e tem total apoio da Convenção Estadual a CEADEMA sobre a direção do Pr. Pedro Aldi Damaceno.
Conheça os pastores, pregadores e cantores que participam anualmente do evento no site e no blog do FOIMAC.
Site: http://www.foimac.com.br
Fonte: